quarta-feira, 5 de março de 2014

Controles inovadores

Incorporando traços de dispositivos tablet, o GamePad do Wii U inclui tanto os métodos tradicionais de entrada (como botões e alavancas analógicas) como também uma tela sensível ao toque. Essa tela pode ser usada para suplementar o jogo oferecendo funcionalidade alternativa ou uma visão assimétrica do ambiente de jogo. Com a função Off TV Play, a tela pode ser usada também para jogar sem o uso da televisão.
Power Glove, este lindo periférico para NES foi muito criticado por ser impreciso e ter controles "duros", mas foi o primeiro experimento a recriar movimentos de mão em um jogo de videogame.
 Estilo, com certeza, esse controle em forma de motosserra para Resident Evil 4 tem de sobra. Desenvolvido pela NubyTech, o joystick possui versões para PS2 e GameCube, cada um com os botões similares aos de cada controle. Foi criado como uma réplica da motosserra usada por inimigos do jogo, o Dr. Salvador e as Irmãs Bella. O problema é que o formato de “caixa” deixou os botões muito afastados uns dos outros, sem falar no peso e no tamanho desta peça. É um item de colecionador, sem dúvida, mas muito pouco prático.
Acha que o gamepad do Wii U é grande demais? Conheça este enorme controle com teclado QWERTY integrado que a Sammy inventou para o Game Cube. Sua função principal era tornar mais prática a comunicação em jogos como Phantasy Star Online. Pesado, o teclado usava dois dos quatro plugues para controles do console para funcionar, e nunca foi vendido oficialmente fora do Japão.
São maracas de Samba de Amigo que de samba não tinha nada para Dreamcast, nada mais é que grandes chocalhos, muito usados nos ritmos latinos divertido e muito inovador para época e o primeiro instrumento que realmente funcionou bem.
Lançado oficialmente pela Microsoft em 2007, o controle de Xbox 360 com teclado completo acoplado parece também anatomicamente incômodo, mas certamente ajuda os usuários a se comunicarem com maior fluência na Live.
Feito primeiramente para o jogo Sega Bass Fishing do Dreamcast de estilo molinete para pesca.
O joystick do Jaguar também não ajudava em nada. Seus 15 botões (incluindo um teclado número) foram suficientes tanto para causar dificuldades na experiência dos jogadores quanto em oferecer boas propostas de jogabilidade para os desenvolvedores.
Controlador do Dreamcast com VMU dentro, uma espécie de memory card com mini jogos dentro e perfeita jogabilidade.
Zapper do Nes primeiramente feita para o clássico Duck Hunt, muito preciso e usava da tecnologia foto sensível.
Guitarra de Guitar Hero muito divertida e bastante precisa na sua jogabilidade aprimorou o que já havia sido criado com as maracas.
Wii Remote + Nunchuck a mais louca combinação que deu certo, muito prático para se jogar qualquer tipo de jogo e revolucionou no seu lançamento e fez muitos gamers torcerem o nariz, mas provou que era muito bom e foi um sucesso.

8 comentários:

  1. massa véio esse molinete ae do dream ta de sacanagem hhaha muito bom nunca imaginei isso otima postagem

    ResponderExcluir
  2. A Power Glove do NES apareceu até no Globo Repórter como sendo uma revolução, um especial de março de 91...e foi um fracasso....tenho em vhs esse especial até hoje...já o controle do Jaguar, hahaha...não tinha como dar certo!!!

    ResponderExcluir
  3. as maracas é loucura nunca jogaria isso ja o do dreamcast sempre achei um show

    ResponderExcluir
  4. quem nunca teve uma zapper

    ResponderExcluir
  5. power glove e zapper tenque fazer estatua sao legais

    ResponderExcluir
  6. a motosserra é insana e troso loco

    ResponderExcluir
  7. Bem legal véio tantos que não conhecia mas a zapper é histórica e o bom e velho Duck Hunt parabéns..

    ResponderExcluir
  8. Que loucura esse do jaguar mas são uns cabeça oca mesmo

    ResponderExcluir